ZONAS DE COMPENSAÇAO Workshop Internacional R.U.A // UNESP Sao Paulo GIIP // Brasil / Espanha / Portugal

Workshop - R.U.A. - Realidade Urbana Aumentada: Cartografias Inventadas
Atividade Integrante do Zonas de Compensaçao coordenado Por Profa. Dra. Rosângella Leote
Ministrante: Profa. Dra. Lilian Amaral – IA/UNESP
Artista visual e Pesquisadora do GIIP, Coordenadora da Linha de Pesquisa Arte e Mediacity
Participação – Prof. Dr. Josep Cerdá [Universidade de Barcelona], Prof. Dr. José Xaides [FAAC UNESP Bauru], Profa. Dra. Virgínia Fróes [Universidade de Lisboa], Mnda. Inês Moura [IA-UNESP], Ms.Daniel Paz [PUC-SP]
Workshop
O Workshop R.U.A.- Realidade Urbana Aumentada é um disparador e um dispositivo a um só tempo cujo objetivo é mapear  e ocupar territórios urbanos por meio de práticas artísticas que operem na convergência entre Arte, Ciência e Tecnologia.
Proposta
Projeto processo desenvolve táticas que resultem numa obra colaborativa porosa e aberta entre pesquisadores artistas que atuam em diferentes territórios e países transibéricos: conecta as cidades de  São Paulo, Barcelona e Lisboa/Montmor-o-Novo, que por meio de memórias-paisagens #  dão início a configurações de cartografias inventadas.
Estratégias, Táticas, Recursos e liguagens
A partir de táticas que utilizam o caminhar como prática estética, determinadas ações de deambulação, deriva e errância mapeiam e coletam sons, imagens, realizam movimentações que desenham no espaço e experimentam-no de distintas perspectivas, Cartografados, refletidos, trocados e transformados, tais matérias são compartilhadas por e  entre pessoas e lugares distantes e localizados em países distintos iniciando um processo de  construção de lugares da memória e memórias do lugar...paisagens e cidades híbridas.
Observatório
O projeto atua como Observatório do território e para tanto, pretende instalar uma Câmera Observatório no topo do Instituto de Artes, um mirante por excelência, como instrumento de observação e análise crítica das profundas e aceleradas transformações pelas quais o entorno do IA, situado na Barra Funda vem passando. Processos de gentrificação, de destruição das características arquitetônicas, degeneração urbana estão entre alguns dos vários fatores que se pretende investigar e visibilizar. Cartografias sonoras e imagétivas colaborativas e mutáveis serão o corpo poético do projeto processo  cujo início se dará no Workshop 




















+info: